Visita ao Parque Estadual Fritz Plaumann

08/09/2017 14:23

No último sábado, 02 de setembro, acadêmicos dos cursos de Engenharia Florestal, Agronomia e, do Programa de Pós-Graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais – PPGEAN, do campus de Curitibanos, realizaram visita técnica ao Parque Estadual Fritz Plaumann, no município de Concórdia/SC.

O objetivo da visita oportunizou aos alunos conhecerem a única Unidade de Conservação (UC) do estado de Santa Catarina a proteger e conservar remanescentes da Floresta Estacional Decidual e todas as instâncias sociais, econômicas, culturais e ambientais que permeiam a gestão de áreas protegidas. O roteiro proporcionou integração de aspectos relacionados ao uso do solo na região, processos de sucessão vegetal, presença de espécies exóticas invasoras, além do histórico de criação do Parque e projetos de pesquisa e de integração social realizados nas comunidades vizinhas. Ainda, foi possível aos estudantes, contemplar novos nichos de atuação para o engenheiro agrônomo e florestal, evidenciando o singular papel destes profissionais no fomento e fortalecimento de ações que unam conservação e manejo, especialmente nas Zonas de Amortecimento das UC’s.

A visita finalizou com um saboroso café colonial ofertado por uma agroindústria familiar, no entorno do Parque, demonstrando o potencial econômico e turístico que as UC’s oferecem ao meio agrícola, ao mesmo tempo em que asseguram e mantém relevantes serviços ecossistêmicos.