Notícias

————————————————————————————————————————————————————————————-

————————————————————————————————————————————————————————————-

Atividades do Grupo de Conservação e Manejo da Agrobiodiversidade

 

O grupo de Conservação e Manejo da Agrobiodiversidade, coordenado pela Professora Karine Santos, vem atuando em atividades de pesquisa e extensão junto ao Grupo de Pesquisa “Diversidade, Desenvolvimento e Manejo de Plantas”. Participa ainda do Núcleo de Estudo em Agroecologia e Agrobiodiversidade do Planalto Catarinense (NEEAPLAC/IFSC/UDESC/EPAGRI) e do Núcleo em Agroecologia e Saúde Ambiental (EPAGRI/UNIPLAC/IFSC/UDESC).

O objetivo do grupo é o de juntar esforços no sentido trabalhar temas relacionados a Ecologia Aplicada, nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal com intuito de valorizar, conservar e manejar a Agrobiodiversidade do Planalto Catarinense.

Para atingir este objetivo, o grupo esta conduzindo pesquisa sobre a identificação e caracterização das estratégias locais de manejo e uso de frutíferas nativas no Planalto Catarinense, a qual visará subsidiar a definição de planos de conservação e desenvolvimento regional sustentável. Adicionalmente, colabora com ações de implantação de Sistemas Agroflorestais, em propriedades rurais, pousadas familiares e unidades de ensino; diversificados com espécies nativas e naturalizadas, pretendendo assim apoiar a manutenção da agrobiodiversidade, o turismo rural e a diversificação de fontes de renda nas propriedades rurais.

acompanhe as atividades de pesquisa desenvolvidas no Campus e a pagina do grupo no facebook

 

————————————————————————————————————————————————————————————–

Florestabilidade: Educação para o Manejo Florestal

A série Florestabilidade: Educação para o Manejo Florestal é um programa educativo, apresentado por Sérgio Marone, que tem como objetivo divulgar e estimular ações sustentáveis em áreas florestais. O programa mostra experiências bem-sucedidas no manejo de recursos das florestas pela população ribeirinha, em comunidades extrativistas, indígenas e por empresas, principalmente nos estados do Acre, Amazonas e Pará.

Em 15 episódios, a série trata de assuntos como a extração de madeira, copaíba, açaí, castanha e látex. São colocados em pauta o desenvolvimento social e econômico das famílias e a inclusão de práticas ambientalmente responsáveis no dia a dia das pessoas que vivem no norte do país.

Além da TV, a série inclui um projeto para formação de gestores florestais, dentro de comunidades do Pará, Amazonas, Acre e Amapá.

Conheça o site do projeto

——————————————————————————————————————

Pesquisadores do Campus Curitibanos no Jardim Botânico de Nova Iorque 

O Professor João Iganci e o bolsista de Iniciação Científica Rodrigo Nicolao estão em Nova Iorque (EUA) participan do de levantamentos de dados no Jardim Botânico da cidade. Este levantamento faz parte do projeto de pesquisa do estudante Rodrigo “Intercâmbio florístico e a evolução de formações neotropicais”, no qual o Prof. João é o Orientador. O Jardim Botânico de Nova Iorque (em inglês: New York Botanical Garden, com sigla NYBG) é um dos primeiros dos Estados Unidos (1891), e alberga um dos maiores acervos laboratoriais de espécimes vegetais do mundo.

veja mais informações sobre as pesquisas

 

——————————————————————————————————————————————————-

IBGE  lança manual da Vegetação Brasileira

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou nesta terça-feira (18/12) o novo Manual Técnico da Vegetação Brasileira. A publicação incorpora os mais recentes avanços na pesquisa sobre a cobertura vegetal no país e traz conceitos e informações fundamentais para a elaboração de políticas de manejo e conservação da biodiversidade brasileira, inclusive de criação de mais unidades de conservação.

Com a segunda edição do Manual Técnico da Vegetação Brasileira – obra de referência para estudo, mapeamento e pesquisa da vegetação no Brasil –, o IBGE torna públicas as metodologias que utiliza nesse tipo de investigação e amplia o conhecimento na área.

O Manual, desenvolvido por engenheiros florestais, engenheiros agrônomos, biólogos, naturalistas, geógrafos e geólogos, representa a fusão de duas publicações anteriores do IBGE – a Classificação da Vegetação Brasileira, Adaptada a um Sistema Universal (1991) e o Manual Técnico da Vegetação Brasileira (1ª. edição, 1992).

A nova edição, ilustrada com 55 figuras, 4 quadros e 110 fotografias, está dividida em quatro capítulos: sistema fitogeográfico; inventário em formações florestais e campestres; técnicas e manejo de coleções botânicas; e procedimentos para mapeamento.

O novo Manual Técnico da Vegetação Brasileira está disponível (em pdf) no portal do IBGE.

—————————————————————————————————————

Viagem de Estudos Ecologia Florestal

A viagem de estudo da disciplina de Ecologia Florestal com visita a Estação Ecológica Carijós/ICMBio teve o objetivo de conhecer as formações pioneiras Flúvio-marinha (Mangue) e Marinha (Restinga), além da Floresta Ombrófila Densa (Floresta Atlântica) nas suas diferentes formações (Aluvial, Terras Baixas e Submontana) em diferentes estágios sucessionais. Nessa viagem os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer novas espécies arbóreas tropicais e o Projeto Tamar/ICMBio.

———————————————————————————————————————————————————————————–

Acadêmicos Visitam a RIGESA

No dia 22/11 os acadêmicos do Campus Curitibanos estiveram na MWVRigesa em Três Barras-SC em viagem técnica da disciplina de Melhoramento Vegetal. Os estudantes foram acompanhados pela Bióloga Gisela Andrejow ( Divisão Florestal) que apresentou o programa de melhoramento genético e biotecnologia da empresa  para o pinus e o eucalipto, principais matérias-primas para a fabricação do papel.

————————————————————————————————————————————————————————————

 

Na última semana começaram as atividades de campo do projeto “Diagnóstico da biodiversidade do Parque Estadual do Rio Canoas (Dbio-PERC)”, coordenado pelo Prof. Rogério T. Vianna. Foi realizada uma viagem de reconhecimento da área e planejamento das atividades junto com os responsáveis pela Unidade de Conservação (FATMA). Estiveram presentes além do Prof. Rogério, os Prof. Alexandre Siminski e Juliano Wendt.  O Projeto Dbio-PERC foi aprovado na chamada Pública FAPESC Nº 02/2012-Valorização da biodiversidade Catarinense: unidades de conservação, e  visa identificar e acompanhar as populações, características de táxons e processos ecológicos relacionados. O projeto é composto de quatro sub-projetos, três deles definirão a composição das comunidades de táxons animais (Scolytidae, Monogenoidea e Mamíferos) e o último definirá a dinâmica da sucessão vegetal do PERC.

Saiba mais sobre as pesquisas no Campus

_________________________________________________________________________________________________________________

O Professor João Iganci receberá o Prêmio Valorização da Biodiversidade de Santa Catarina (Categoria Miguel Klein) por seu trabalho: Campos de Cima da Serra: the Brazilian Subtropical Highland Grasslands show an unexpected level of plant endemism: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1095-8339.2011.01182.x/pdf

Saiba mais sobre as pesquisas no Campus

_________________________________________________________________________________________________________________

A FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) liberou na última semana os recursos para o 
início das atividades de 2 projetos de pesquisa do Campus:

1) Diagnóstico da biodiversidade do Parque Estadual do Rio Canoas (Dbio-PERC). Coordenado pelo Prof. Rogério T. Vianna, com a participação dos Prof. Alexandre Siminski e  Juliano Wendt. (FAPESC Nº 02/2012-Valorização da biodiversidade Catarinense – Unidades de Conservação).

2) Florestas com Crédito: As Formações Secundárias como Promotoras de Serviços Ecossistêmicos. Coordenado pelo Prof. Alexandre Siminski, com participação do Prof. Marcelo Scipioni.  (FAPESC Nº 04/2012- APOIO A INFRA-ESTRUTURA DE CT&I PARA JOVENS PESQUISADORES).

saiba mais sobre os projetos de Pesquisa da Eng. Florestal

_______________________________________________________________________________________________

A Engenharia Florestal na Comunidade

Os Cursos do Campus Curitibanos apresentaram a Comunidade da Região de Curitibanos  as ações que estão sendo desenvolvidas nas diversas áreas de conhecimento. Professores e alunos do Curso de Engenharia Florestal montaram um espaço demonstrativo sobre a vida acadêmica e a atuação profissional. Após as apresentações foi realizado um debate sobre os temas referentes a UFSC Curitibanos.

———————————————————————————————————————————————————————————-

Acadêmicos da Engenharia Florestal na FLORESTAL & BIOMASSA

Os alunos da 7 fase de Engenharia Florestal estiveram no dia 20/09 em Lages para acompanhar as atividades da Feira FLORESTAL & BIOMASSA -Feira de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços-. A feira teve como foco a silvicultura, a 1ª transformação da madeira e sua industrialização, o transporte e aproveitamento de seus resíduos na formação de biomassa florestal.

Acadêmicos da Eng. Florestal na feira FLORESTAL & BIOMASSA