Expedição Brasil Norte-Sul

16/08/2017 11:18

Entre os dias 06/07 e 06/08/17 a acadêmica do Curso de Engenharia Florestal, Thuany Alvim, participou da 10ª edição da “Expedição Brasil Norte-Sul”, realizada por professores da UFPR. Abaixo segue o relato de viagem elaborado pela acadêmica após seu retorno da viagem:

“A Expedição Brasil Norte-Sul utiliza um ônibus para visitar empresas florestais em vários estados do Brasil. A viagem começou em Santa Catarina e finalizamos em Cusco, no Peru, após percorrer 13 mil km. Essa foi a 10ª e última edição do projeto que está sendo analisado pelo Guiness Book para ser descrito como a maior aula prática de ônibus do mundo.
A viagem tem por finalidade apresentar distintas realidades sociais, econômicas e ambientais de outras regiões do Brasil. A expedição se constitui em uma ferramenta para a transformação pessoal, acadêmica e profissional de nos futuros Engenheiros Florestais.”
“Neste ano a viagem contou com a participação de 43 alunos, sendo eles da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).”
“Foram várias experiencias incríveis, como as visitas em empresas para conhecer melhor sobre colheita florestal em diferentes regiões, manejo sustentável na floresta amazônica, visita ao seringal cachoeira no Acre. Foram 30 dias de muito aprendizado. Foram percorridos 9 estados e 2 países.”