Área Experimental Florestal

A Área Experimental Florestal (AEF) tem uma total de 42 ha, sendo 13,9 ha ocupados com plantios experimentais, além das áreas de preservação permanente, reserva legal e fragmentos da floresta ombrófila mista.

A área é destinada ao desenvolvimento de projetos de Manejo e Produção Florestal, Melhoramento Florestal, Ecologia, Fitossociologia e Conservação, bem como das atividades práticas dos acadêmicos do Curso de Engenharia Floresstal. Também está  instalado no local um viveiro para produção de mudas e um arboreto.

Atualmente, um grande projeto em parceria com a EMBRAPA FLORESTAS/EPAGRI/UFSC vem sendo desenvolvido na área. Adicionalmente, foi aprovado o projeto “Manejo sustentável da Floresta Ombrófila Mista”, que possui autorização de pesquisa junto ao órgão ambietal do estado (IMA).

Vídeo aéreo (drone) da AEF

 

 

Hoje o Supervisor da AEF é o Prof. Vinicius Costa Cysneiros (vinicius.cysneiros@ufsc.br), que organiza e planeja as atividades que os acadêmicos exercerão na fazenda. A Engenheira Florestal Larissa Topanotti (larissa.topanotti@ufsc.br) também auxilia nas atividades e organização, bem como nas idas dos acadêmicos a AEF.

Além disso a AEF conta com um “Comitê Gestor”, que é responsável e tem por atribuiçoes: decidir sobre o uso da área, implantação e condução de experimentos, parcerias e convênios de projetos que serão conduzidos na área junto a outras instituições, bem como de todos os demais assuntos relacionados a mesma, etc.

Portaria – Supervidor da AEF – 2023-2025

Portaria – Comitê Gestor da AEF – 2023-2025

 

Mapa atualizado da Área Experimental Florestal – 2022