Área Experimental Florestal

A Área Experimental Florestal (AEF) tem uma total de 42 ha, sendo 13,9 ha ocupados com plantios experimentais, além das áreas de preservação permanente, reserva legal e fragmentos da floresta ombrófila mista.

A área é destinada ao desenvolvimento de projetos de Manejo e Produção Florestal, Melhoramento Florestal, Ecologia, Fitossociologia e Conservação, bem como das atividades práticas dos acadêmicos do Curso de Engenharia Floresstal. Também está  instalado no local um viveiro para produção de mudas e um arboreto.

Atualmente, um grande projeto em parceria com a EMBRAPA FLORESTAS/EPAGRI/UFSC vem sendo desenvolvido na área. Adicionalmente, foi aprovado o projeto “Manejo sustentável da Floresta Ombrófila Mista”, que possui autorização de pesquisa junto ao órgão ambietal do estado (IMA).

 

 

Hoje a Coordenadora da AEF é a Profª. Kelen Lencina (kelen.lencina@ufsc.br), que organiza e planeja as atividades que os acadêmicos exercerão na fazenda. A Engenheira Florestal Larissa Topanotti (larissa.topanotti@ufsc.br) também auxilia nas atividades e organização, bem como nas idas dos acadêmicos a AEF.

 

Mapa atualizado da Área Experimental Florestal – 2022