Atividades Complementares
Comissão de validação de Atividades Complementares do Curso de Engenharia Florestal
Presidente: Prof. Eliseu Fritscher
Membro: Profª. Elis Borcioni
Membro: Profª. Viviane Glaser
Portaria: 94/2025/CCR/CBS, 14 de julho de 2025
As atividades complementares, de acordo com o Art. 9º da Resolução nº 3, de 2 de fevereiro de 2006, são componentes curriculares que possibilitam, por avaliação, o reconhecimento de habilidades, conhecimentos, competências e atitudes do aluno, inclusive adquiridos fora do ambiente acadêmico. As atividades complementares de caráter técnico-científico, incluem as atividades listadas no §1º do Art. 9º da Resolução nº 3, de 2 de fevereiro de 2006, podendo ser modificadas a critério do Colegiado do Curso de Engenharia Florestal.
A validação destas atividades será feita por Comissão constituída por professores designada pelo Colegiado do Curso de Engenharia Florestal, que adotará os critérios vinculados ao currículo ao qual o aluno pertence, ou seja, currículo 2014-1 ou 2021-1. É aconselhável que estas atividades sejam realizadas de forma gradual a partir da segunda fase do curso e a apresentação das mesmas à Comissão seja realizada depois de atingida a carga horária prevista.
A partir do semestre 2025-2, o envio da documentação será realizado via Moodle, em página específica para cada semestre letivo. No início de cada semestre, os estudantes ativos do curso serão comunicados por mensagem eletrônica dos prazos para postagem dos certificados (costumeiramente entre a 5ª e 15ª semanas do semestre).
Página Moodle do semestre 2025-2.
- No primeiro acesso à página do Moodle, o estudante do curso poderá se autoinscrever para ter acesso à sala, caso não esteja inscrito;
- Deverá baixar e preencher uma planilha com o resumo dos certificados que serão apresentados para validação de créditos;
- Deverá criar um PDF único com todos os certificados e declarações das atividades;
- Deverá postar a planilha, o PDF das atividades (e PDFs avulsos que contenham assinatura digital) no campo específico;
- A Comissão fará a avaliação dos documentos e emitirá parecer;
- Ao final do semestre, a validação (menção V) será lançada no histórico acadêmico para aqueles que alcançarem a quantidade de créditos exigidos, de acordo com o seu currículo.
De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso, cada currículo possui quantidades específicas de horas para validar suas Atividades Complementares. Com a curricularização da extensão, algumas atividades deixam de ser classificadas como Atividades Complementares e passam a integrar as Ações de Extensão, conforme segue:
- No Currículo 2014, as Atividades Complementares são registradas sob o código ABF7332 com um total de 4 créditos (72 horas-aula);
- No Currículo 2021, as Atividades Complementares são registradas sob o código ABF7857 com um total de 2 créditos (36 horas-aula), além de 3 créditos (54 horas-aula) em Ações de Extensão registradas sob o código ABF7856 (de responsabilidade da Coordenadoria de Extensão do Curso).
Tema | Atividade (Duração mínima) |
Máximo no currículo 2014 |
Máximo no currículo 2021 |
Participações em Projetos |
Participação em projetos de pesquisa na condição de bolsista ou voluntário (1 semestre letivo) |
3 | 2 |
Participação em projeto de extensão na condição de bolsista ou voluntário (1 semestre letivo) |
Ações de Extensão I |
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Participações em Eventos |
Participação como ouvinte em eventos técnico-científicos, com temática relacionada à área de formação do acadêmico incluindo aqueles por videoconferência (15 horas) |
2 | 2 |
Participação na comissão organizadora de eventos técnico/científicos promovidos pela UFSC (15 horas) |
2 | Ações de Extensão II |
|
Participação como ouvinte em eventos técnico-científicos, com temática relacionada a Educação das Relações Étnico-Raciais (Resolução CNE/CP n.º 1, de 17/06/2004), incluindo aqueles por videoconferência (15 horas) |
Incluído em participação de eventos | 2 | |
Participação na comissão organizadora de eventos técnico-científicos promovidos pela UFSC com temática relacionada a Educação das Relações Étnico-Raciais (Resolução n.º 1, de 17/06/2004) (15 horas) |
Incluído em organização de eventos | Ações de Extensão II |
|
Participação na comissão organizadora de eventos de divulgação de atividades do curso de Engenharia Florestal (15 horas) |
Ações de Extensão II |
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Participações em Cursos |
Participação como ouvinte em cursos ofertados pela UFSC ou outras instituições com temática relacionada à área de formação do acadêmico (15 horas) |
2 | 2 |
Participação na comissão organizadora de cursos promovidos pela UFSC ou outras instituições (15 horas) |
Ações de Extensão III |
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Ministrante de curso com orientação de professor vinculado à UFSC (15 horas) |
Ações de Extensão III |
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Outras Participações |
Seminários interdisciplinares (15 horas) |
2 | – |
Publicações | Publicação de trabalhos em periódicos científicos (1 crédito por artigo) |
2 | 2 |
Publicação de trabalhos em anais de congressos (1 crédito por evento) |
2 | 2 | |
Atividades Acadêmicas |
Monitoria em disciplina do curso (1 semestre letivo) |
2 | 2 |
Estágio não obrigatório na área de formação do acadêmico (40 horas) |
2 | 2 | |
Exercício da mobilidade acadêmica e participação em programas de intercâmbio (1 semestre letivo) |
2 | 2 | |
Disciplinas em outros cursos de graduação (15 horas) |
2 | – | |
Representações | Participação em eventos artísticos, desde que represente oficialmente a UFSC. (1 crédito por evento) |
2 | 1 |
Participação em eventos esportivos, na condição de atleta, desde que represente oficialmente a UFSC. (1 crédito por evento) |
2 | 1 | |
Representação estudantil em órgãos colegiados na UFSC (6 meses) |
1 | 1 | |
Integrante de órgãos estudantis e Centro Acadêmico (6 meses) |
1 | 1 | |
Integrante de empresa Júnior da UFSC (6 meses) |
– | 1 |
Conversão: 1 crédito = 18 horas-aula = 15 horas (1 hora-aula = 50 minutos)
À critério da Comissão designada para avaliação, para as atividades cuja carga horária mínima seja inferior a definida, será realizado um somatório da carga horária dos certificados de mesmo tipo de atividade para fins de contabilização de créditos.
Histórico
Até o semestre 2025-1, as solicitações de validação eram gerenciadas pela Secretaria Acadêmica através de processos digitais no SPA. Para isso, uma vez a cada semestre, o período para encaminhamento das solicitações era definido pelo Expediente Integrado das Coordenadorias dos Cursos de Graduação do Centro de Ciências Rurais (EICCG) e comunicado via e-mail aos alunos do Centro de Ciências Rurais, Campus de Curitibanos.
A solicitação com a documentação necessária para avaliação das atividades complementares pela Comissão devia ser realizada via requerimento pelo portal de atendimento institucional na página do EICCG.
Página antiga com as orientações.